06 fevereiro 2011

INVOLUÇÃO

A vida inteira a traição - a famosa "pulada de cerca" - foi a grande causadora do término dos relacionamentos. Com a emancipação feminina, o uso de roupas mais curtas e sensuais passou a ser um novo motivo determinante. Num tempo posterior, já com tal independência consolidada, o fato de saírem sozinhas passou a figurar no rol dos estopins de rompimento de namoros e casamentos. Hoje em dia, o simples fato de se ter uma página de relacionamentos (orkut, facebook, etc) é suficiente para separar duas pessoas. O que penso disso tudo? Estamos vivendo uma involução!

9 comentários:

Anônimo disse...

nem sempre "a pulada de cerca" diz tudo,é o pior que tem, realmente,mas será mesmo que viver uma vida virtual não seja traição também?acho que se alguem que você ama se sente incomodada com alguma situação a esse respeito,deve sim mudar,mudar por você mesmo,só pra se sentir bem com a pessoa amada,muitas coisas são mutivos de separar duas pessoas que se amam,coisas que podem não ter importancia pra você,pode fazer uma enorme diferença pra outra,nem sempre quem esta do outro lado da tela de um pc tem a mesma intenção que a sua,são muitas coisas a serem pensadas;mas se chegar ao ponto de algum site de relacionamento atrapalhar a sua vida como com certeza ja aconteceu antes,e você simplesmente optar por viver uma vida virtual,(e ficar calado)fazer o quê?é colocar os pes no chão é saber que sonhos existem pra isso,e é por isso que eu continuo e não paro nunca de sonhar,eles são pra sempre!nem todo mundo pensa igual,não acho que seja uma involução e sim opinioes e pensamentos diferentes,cada um aceita o que acha que é certo,é uma questão de respeito com o proximo,no caso a pessoa a quem lhe dedica amor.pena que todos não pensam igual,seria mais facil resolver as coisas.

pretinha...

Anônimo disse...

Acho que essa pretinha está querendo se justificar. E acho que o autor escreveu isso pra ela. Seria mais fácil então os dois resolverem face to face, do que virtualmente, já que ela o tem recriminado pelo fato de usar a rede. Querer controlar alguém só o afasta... Se você tem desconfianças é porque também é capaz de fazer o que teme que ele faça. A gente só reconhece aquilo que conhece...

Sofia disse...

Irwing,
Já é difícil ser quem somos imagina querer que os outros sejam como nós (ou como gostaríamos que eles fossem). Olhar para nós mesmos, nossas concepções, nossas certezas em detrimento das dos outros é mais natural e muito mais cômodo, covenhamos. A questão é que sempre se espera d+, se exige d+ mas sempre dos outros e nunca de nós mesmos. Apontamos o dedo para o outro lado como se o problema só estivesse lá. Para mim, pessoas que pautam seus relacionamentos baseando-se em redes sociais são inseguras, imaturas e tolas. As pessoas se preocupam tanto com comentários e scraps que esquecem do fator principal que fez o relacionamento nascer: o sentimento, o amor. Se quem andou visitando o orkut de sua amada tira o seu sono, então amigo, reveja seus conceitos de confiança (nela e em si próprio) porque a questão está em você. E, involução é, nos dias de hoje, querer que as mulheres ainda andem vestidas com "burcas", escondendo seus rostos, suas identidades e suas personalidades em função do machismo. Porque, pelo que eu entendi, parece que só mulheres traem pois eu não vejo homens andando de saias curtas por aí, certo? E será mesmo essa a válvula de involução? Porque os homens também sensualizam para seduzir (e, na maioria das vezes, vulgarizar a mulher) e saem sozinhos ou até mesmo em bandos para "caçar". Questão de pontos de vista à parte e isenção de culpados na história, uma coisa é necessária independente de qualquer outra sempre: o respeito 9para o outro e o próprio).

Feliz Aniversário!! (ainda que atrasado)
Se cuide, rapaz!

Irwing disse...

Acontece que não é o meu caso - "pautar meus relacionamentos baseando-me em redes sociais". Neste interim, figuro no pólo passivo da situação; talvez não tenha ficado claro isto. E não, não são apenas as mulheres que traem - o tema do texto não é a traição, e sim o ciúme (o grande causador do término de relacionamentos afetivos). As "causas" elencadas por mim foram meramente exemplificativas (não são apenas estas, existem várias outras). Se pareci um tanto quanto machista, desculpo-me neste momento. No mais, concordo com você, Sofia!

Sofia disse...

Agora quem pede desculpas sou eu. Fiz apenas uma interpretação das várias possíveis (assim como em todo e qualquer texto) e de fato pareceu-me o seu texto tratar mais de traição, voltada para o comportamento da mulher, que ciúmes (meu ponto de vista, que fique claro). Ao usar termos como "você" não quis me referir exatamente a você, ao Irwing, mas na universalização, as pessoas de modo em geral. Não percebi que esse texto fosse mais particular... Não o considero machista de modo algum mas tive a impressão de enxegar na leitura o comportamento de pessoas que conheço, alguns amigos (homens), que submetem suas namoradas a situações que, particularmente, considero bastante injustas. Mas isso não vem ao caso hehehe
Como disse anteriormente, gosto de te ler. E gostei dessa interação. Escreva mais vezes.

Um abraço.

Anônimo disse...

A traição infelizmente esta popularizada hoje. Além de ser difundida na cultura, a poligamia esta nos genes (que triste isso!!). No caso dos homens existem comprovações genéticas para as puladas de cerca (motivo: a evolução e a propagação da espécie) para alguns (essa regra não vale para todos) e uma pesquisa estadudinense demonstrou que as mulheres que possuem maiores níveis do hormônio estradiol possuem uma "leve" tendência a infidelidade.....é um retrocesso

Anônimo disse...

Ih! Fiquei confusa, não sei se o que é mais grave: se é a pulada de cerca, se é o ciúme, se é a desconfiança. Me chamou a atenção a palavra involução (...)O termo involução é empregado, na linguagem coloquial, como um processo oposto ao da evolução dos seres vivos.[1] O conceito popular de involução é o de retrocesso, de perda de qualidades benéficas, como força e inteligência, e de retorno a um estado mais primitivo.(...) By Wikipédia. A tecnologia, de certa forma tem nos feito marionetes. Acabamos por embarcar em navios sem rumo, queremos nos relacioanr com todos e com ninguém ao mesmo tempo, queremos manipular nossos sentimentos, testar nosso poder de sedução. As mulheres se tornam objetos, os homens caçadores, assim como nos tempos ancestrais. Apesar de toda a evolução humana e inteligência, o homem volta sim a retroceder, ao seus estado primitivo, na medida em que deixa seus instintos dominarem sua razão. A partir do momento em que coloca o prazer acima dos sentimentos. Seguem então outros sentimentos animalescos e tembém primitivos: brigas, desentendimentos, separação. Involuímos, porque não somos capazes de conviver com nossa própria evolução.

Anônimo disse...

Concordo com você anônima. As pessoas colocaram o instinto acima dos sentimentos e da razão...isso é uma pena...as chances de tornarmos esse mundo melhor cada vez ficam menores. Prova disso é vocês perceberem a grande frequência na população de casais que rompem nos períodos pré-carnaval, depois disso, depois da festa toda...eles voltam e o baile segue...tudo numa boa...cada um com sua persona, suas máscaras que enganam ninguém mais do que eles mesmos. Apesar de tudo isso, ainda acredito no amor, acredito que a algo de bom no ser humano e que deve ser cultivado...se não fosse assim, eu não poderia acreditar nem em mim mesmo!

abraço a todos

Nina disse...

audiatur et altera pars... cadê? alô?